PARNA Jaú - Macacaricuias as árvores mais antigas da Amazônia © Josângela Jesus

Faça parte

Natureza é saúde! E quanto mais temos contato com a natureza, melhor nos sentimos. Note como você se sente após uma tarde em uma Unidade de Conservação, na praia, na praça, ou mesmo no jardim.

Envie um depoimento!

Nas edições anteriores da campanha Um Dia No Parque, milhares de pessoas participaram de atividades em Unidades de Conservação em todo o país. Se você é uma destas pessoas, que tal partilhar esta experiência? Envie fotos e vídeos (link para redes sociais) e um depoimento mostrando como o contato com a natureza é importante para você e sua família, amigos ou comunidade para o e-mail contato@umdianparque.net. Seu Um Dia No Parque pode aparecer em nossas redes sociais!

Não se esqueça de incluir informações como local visitado, atividade realizada, quem participou com você, como foi o planejamento, a recepção e, especialmente, como a vivência sensibilizou você e seu grupo.

Confirme sua participação

No evento do Facebook você pode interagir com outros usuários das Unidades de Conservação, convidar amigos para a ação e ficar por dentro do que acontece. Confirme aqui!

Apoie uma ação

Muitas vezes, falta pouco para que uma atividade seja realizada em uma Unidade de Conservação. Às vezes é o recurso financeiro para pagar um prestador de serviço, ou o lanche para os visitantes de uma atividade que vai levar, por exemplo, pessoas da comunidade do entorno à UC pela primeira vez, ou até um veículo. Se você quer e pode ajudar uma ação, entre em contato contando como você quer ajudar que fazemos a intermediação.

Você pode também indicar uma UC para participar. Nem sempre conseguimos chegar a todos os gestores, então, se você gostaria de ter uma atividade em determinada UC que ainda não está participando, entre em contato conosco e informe o nome da UC para que possamos convidar o gestor.

E temos uma dica: se a UC não for mesmo participar, por qualquer motivo, você pode se inspirar nas atividades já existentes e chamar família, amigos e vizinhos para Um Dia No Parque. O importante é curtir um dia em contato com a natureza! Veja o Guia que preparamos para todos os que vão oferecer atividades ou visitar uma UC para saber como organizar uma experiência agradável para todos.

Seja um voluntário

Voluntários são uma força indispensável para as Unidades de Conservação. Graças a pessoas que doam seu tempo e conhecimento em benefício de todos, UCs são capazes de manter atendimento a visitantes, dar apoio a pesquisas e, especialmente, preservar a biodiversidade.

A campanha Um Dia No Parque apoia a participação de voluntários nas atividades deste dia de celebração, e convida tanto UCs a oferecem vagas como a população a participar.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) mantém um programa de voluntariado. Cadastre-se aqui e conheça as vagas.

Diversas secretarias estaduais e municipais de meio ambiente também oferecem programas de voluntariado para suas UCs. Veja a lista e colabore com uma UC perto de você!

Estados:

Amazonas – Programa Agente Ambiental Voluntário (AAV)

Ceará – Programa Agente Voluntário Ambiental (AVA)

Distrito Federal – Programa do Voluntariado

Espírito Santo – PVUC – Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação

Minas Gerais – Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do IEF

Paraná – VOU (Programa de Voluntariado nas Unidades de Conservação do Paraná)

São Paulo – Programa de Voluntariado da Fundação Florestal

Rio Grande do Sul – Programa de Voluntariado do Departamento de Biodiversidade

Tocantins – Programa Voluntário pela Natureza

 

Municípios:

Rio de Janeiro (RJ) – Voluntários por Natureza

Se você conhece outros programas de voluntariado em Unidades de Conservação, envie para nós no e-mail contato@umdianoparque.net!

Título para incentivar o apoio de empresas e ONGS à campanha UDNP

Parque Nacional do Descobrimento

Realização

unidos-cuidamos

Apoio

Parceiros institucionais