Parque Nacional do Iguaçu © Marcos Amend

Um Dia no Parque

Natureza é saúde! E quanto mais temos contato com a natureza, melhor nos sentimos. Note como você se sente após uma tarde em uma Unidade de Conservação, na praia, na praça, ou mesmo no jardim.

A campanha Um Dia No Parque foi idealizada pela Rede Pró UC, motivada pela National Parks Week, quando milhões de visitantes frequentam as áreas protegidas nos Estados Unidos e estabelecem uma relação com a natureza e a história do país.

A ideia é simples: levar pessoas às Unidades de Conservação e mostrar a elas o quanto estamos ligados à natureza e o quanto somos beneficiados por ela. O plano foi, então, apresentado à Coalizão Pró UCs, da qual a Rede Pró UC faz parte, recebido com entusiasmo e posto em prática pela primeira vez em 2018.

No ano zero da ação, 65 Unidades de Conservação participaram. Já 2019 foi o ano de consolidação da ideia e do nome Um Dia No Parque. Com inúmeros parceiros e apoio de secretarias estaduais e municipais, além do ICMBio, 234 UCs se uniram à ação e receberam milhares de visitantes que praticaram ao menos 150 diferentes atividades.

A Coalizão Pró UCs, um conjunto de instituições ambientalistas, é quem realiza a campanha, aproveitando o conhecimento de décadas de trabalho pelas Unidades de Conservação para promover a visitação a estas áreas.

Parque Nacional da Chapada Diamantina - Natacha Sobanski

Parque Estadual da Serra do Papagaio © Bebel Barros

Parque Nacional do Jaú - ©JailsonTeixeira

Parque Nacional do Jaú - ©JailsonTeixeira

Parque Nacional Marinho dos Abrolhos © Enrico Marcovaldi/Projeto Baleia Jubarte

Parque Nacional Marinho dos Abrolhos © Enrico Marcovaldi/Projeto Baleia Jubarte

O que é uma Unidade de Conservação?

Aliás, você sabe o que é uma Unidade de Conservação? São todas as Áreas Naturais Protegidas criadas por iniciativa dos governos federal, estaduais, municipais. Existem também as Reservas Particulares do Patrimônio Natural, as RPPNs, que são Unidades de Conservação particulares, criadas e administradas por pessoas físicas ou jurídicas.

O objetivo destas áreas é proteger e preservar a biodiversidade, conservar áreas de beleza única, abrigar espécies ameaçadas, promover a conscientização ambiental e colaborar direta e indiretamente com a saúde da população.

Quer visitar uma UC e ter um dia na natureza? Conheça as UCs participantes e atividades oferecidas.

Parque Estadual do Jalapão © Fernando Tatagiba